GTA San Andreas

GTA San Andreas: 4 grandes características do jogo que ajudaram a mudar a indústria dos jogos

Lançado em 2004, Grand Theft Auto: San Andreas trouxe elementos que foram amplamente adotados por outros jogos, ajudando a definir o que se espera de um game de mundo aberto.

Portanto, aqui estão quatro qualidades marcantes de GTA San Andreas que influenciaram o desenvolvimento de jogos para sempre.

Grande Mapa

Uma das características mais impressionantes de GTA San Andreas é seu mapa extenso, que se passa no estado fictício de San Andreas, inspirado em regiões da Califórnia e Nevada.

Isso porque os jogadores podem explorar três grandes cidades — Los Santos, San Fierro e Las Venturas —, além de áreas rurais, desertos e florestas, proporcionando uma liberdade inédita para a época.

Inclusive, esse conceito de um mapa extenso e detalhado tornou-se uma inspiração para jogos de mundo aberto.

Assim, desenvolvedoras perceberam o valor de permitir que o jogador se mova livremente, crie suas próprias histórias e tenha experiências de exploração mais profundas.

Desta forma, títulos como “The Elder Scrolls V: Skyrim” e “The Witcher 3: Wild Hunt” expandiram esse conceito, oferecendo mapas extensos que permitem que o jogador se perca em suas paisagens e ambientes imersivos.

Opções de personalização de personagem

GTA San Andreas também trouxe uma personalização de personagem bem à frente de seu tempo.

Afinal de contas, o protagonista CJ, pode alterar sua aparência física por meio de academias, lojas de roupas e cabeleireiros, e suas habilidades e aparência são influenciadas por suas ações e escolhas.

Por exemplo, CJ ganha músculos ao treinar e emagrece ao correr ou andar de bicicleta, o que adiciona um elemento de realismo e conexão com o personagem.

Essas opções de personalização mostraram como os jogadores valorizam a possibilidade de moldar seus protagonistas.

Inclusive, essa característica foi adotada em jogos como “Saints Row”, “Mass Effect” e até “The Sims”, onde a customização se tornou uma parte essencial para que os jogadores sintam que têm mais controle sobre o desenvolvimento e a aparência de seus personagens.

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Jogo longo mas sem se tornar repetitivo

GTA San Andreas
Imagem: Divulgação/Rockstar Games

San Andreas também impressiona pela sua longevidade, oferecendo uma campanha com inúmeras missões principais e várias missões secundárias.

A história de CJ, repleta de detalhes e acontecimentos, e a grande variedade de atividades secundárias (como dirigir táxis, apostar em corridas e realizar entregas) contribuíram para um jogo que podia ser aproveitado por dezenas de horas sem se tornar repetitivo.

Esse foco na longevidade, aliás, estabeleceu um novo padrão para o tempo de jogo ideal para o gênero.

Inclusive, em resposta a essa tendência, muitas desenvolvedoras começaram a investir em campanhas mais longas e em conteúdo adicional.

“Assassin’s Creed IV: Black Flag” e “Cyberpunk 2077”, por exemplo, oferecem missões e histórias paralelas para estender a experiência do jogador.

História envolvente, com reviravoltas e traições

A narrativa de GTA San Andreas é outro destaque que marcou a indústria.

Isso porque CJ volta para Los Santos após a morte de sua mãe e logo se vê envolvido em uma trama de lealdades e traições envolvendo gangues, corrupção policial e alianças duvidosas.

Inclusive, a história se desenrola com várias reviravoltas e personagens complexos, adicionando um nível de profundidade raro em jogos da época.

Sendo assim, San Andreas inspirou desenvolvedores a investir em histórias mais profundas e complexas, com personagens que se desenvolvem e com dilemas morais que desafiam o jogador.

Desta forma, jogos como “Mafia II” e “Sleeping Dogs”, por exemplo, também usaram narrativas profundas para cativar o jogador, elevando o nível das histórias nos jogos de mundo aberto.


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